Belo Horizonte acaba de receber uma escola de cinema e animação dedicada ao público infanto-juvenil, a Lanterna Mágica – Escola Livre de Cinema e Animação. Unindo educação e diversão, a Lanterna Mágica coloca os alunos em contato com o mundo da sétima arte para aprender todos seus segredos. As inscrições para quatro cursos já estão abertas no site. São eles: Férias Divertidas: Cinema e Animação; Férias Divertidas: Oficina Modular; Guia do Cineasta Iniciante; e Meu Primeiro Curta-metragem. As atividades terão início em janeiro de 2017, para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

Foto:  Danilo Vilaça.

Foto: Danilo Vilaça.

Trabalhando a criatividade, a organização, a socialização e a autoestima, os cursos da Lanterna Mágica possibilitam aos seus alunos a realização de suas próprias produções cinematográficas. A escola teve seu início durante a montagem Pintando a Sétima Arte, série de TV com personagens reais, crianças entre 9 e 12 anos, em que o mundo do cinema é apresentado aos pequenos cineastas por meio de oficinas de documentário e animação. Como destaca a coordenadora de produção da escola, Janaína de Andrade, “No período de produção da série, sentimos que as crianças gostavam e aprendiam muito com os aprendizados que passamos. Ao mesmo tempo, percebemos que as crianças atualmente têm muitas demandas de formação para além das disciplinas da escola regular”.

Ao lado de Janaína, integram a escola Lanterna Mágica Danilo Vilaça (ministrante de oficinas na área do cinema); Graziella Luciano (produção executiva); Ricardo Poeira (ministrante de oficinas na área da animação); Debora Mini (ministrante de oficinas na área da animação) e Filipe Chaves (ministrante de oficinas na área do cinema). A equipe integra diferentes projetos ligados ao audiovisual para crianças e adolescentes na capital mineira, como a série Pintando a Sétima Arte, as Oficinas Poeira de Animação, lideradas por Ricardo Poeira há mais de 10 anos, e o Horizonte Periféricos – Graziella Luciano, Danilo Vilaça e Janaína de Andrade trabalharam juntos nas atividades oferecidas pelo projeto, que leva oficinas de produção de cinema para os centros culturais da cidade –. “A inspiração para criar um processo de aprendizado em arte-educação voltado para a prática é uma proposta que nos acompanha em nossas histórias”, comenta Janaína.

Um dos objetivos dos cursos é de que os participantes possam interagir de maneira mais eficaz e crítica com a enorme quantidade de imagens, vídeos, desenhos e jogos que povoam a vida de todos na atualidade, revelando diversos segredos da animação e do cinema, assunto que tanto instiga as crianças da nova geração. Como aponta Janaína. “Cada vez mais cedo, as crianças interagem com conteúdos audiovisuais. Para que esta interação ocorra de forma proveitosa para o conhecimento dos jovens é de extrema importância a criação de espaços de aprendizagem que dialoguem com este universo de maneira crítica, lúdica e prática”, analisa.


Inscrições abertas no site: http://www.escolalanternamagica.com.br/
Cursos:
Férias Divertidas: Cinema de Animação
Férias Divertidas: Oficina Modular
Guia do Cineasta Iniciante
Meu Primeiro Curta-metragem

Cinema
1° sábado – Viagem a origem da fotografia: Já imaginou como surgiu o cinema? Neste modulo, as crianças fabricarão suas próprias máquinas fotográficas (pinhole) para entender como foram criados a fotografia e o cinema. Esse modulo une prática e teoria numa viagem a origem da sétima arte.
2° sábado – Como ser um Youtuber: Hora de conhecer as técnicas necessárias para a construção de um vídeo curto! Neste curso, os alunos aprendem como desenvolver técnicas para produzir seus próprios vídeos e divulgá-los na web, além de receber dicas valiosas para se tornar um youtuber.
3° sábado – Fotografia x Cinema: Vamos conhecer a importância da fotografia no cinema. Exercícios de percepção visual, conhecimento da técnica e de equipamentos são essenciais para a realização de belos clicks
.4° sábado – Os segredos da Maquiagem, Efeitos e Caracterização no cinema: Vamos conhecer sobre o vasto mundo da maquiagem de efeitos especiais e caracterização dos personagens. Assuntos como figurino, iluminação cênica serão discutidos.
Endereço: Rua Conde de Santa Marinha, 440 – Cachoeirinha – BH/MG
Contatos: 3309-0076 / 99932-4599 / 99168-5861 contato@escolalanternamagica.com.br