A Prefeitura de Belo Horizonte entregou oficialmente hoje, em solenidade realizada no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), no bairro Buritis, as 183 câmeras de videomonitoramento que compõem empreendimentos aprovados pela população por meio do Orçamento Participativo Digital. O sistema de videomonitoramento, implantado com investimentos de cerca de R$ 14 milhões, foi aprovado pela população das regiões Centro-Sul, Leste e Nordeste e as câmeras foram instaladas em 28 bairros da capital.

A praça da Liberdade é um dos lugares da capital com Olho Vivo (foto: CBL/BH).

A praça da Liberdade é um dos lugares da capital com Olho Vivo (foto: CBL/BH).

Além do COP, os equipamentos estão ligados a três batalhões da Polícia Militar: o 1º Batalhão, no bairro Santa Efigênia, será responsável pelo monitoramento de 27 câmeras instaladas na região Centro-Sul, o 16º, no bairro Santa Tereza, vai monitorar 116 equipamentos instalados nas regiões Leste e Nordeste, e o 22º, no bairro Santa Lúcia, cuidará do monitoramento de outras 40 câmeras instaladas nas regiões Centro-Sul e Leste.

“As câmeras de videomonitoramento são uma importante ferramenta de segurança para a cidade. Elas contribuem para a sensação de segurança e ajudam na redução da criminalidade”, disse o prefeito Marcio Lacerda. Segundo o prefeito, deverá ser assinado no próximo ano um financiamento de 86 milhões de dólares, que serão voltados para a conclusão de obras do Orçamento Participativo.

Os locais de instalação das câmeras foram definidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, com base na demanda da comunidade, nos dados estatísticos de criminalidade da área em questão e em critérios técnicos, que levam em conta, por exemplo, áreas bancárias e comerciais, locais de grande fluxo de pessoas e rotas de fuga.

 

Bairros beneficiados:
Centro-Sul (58 câmeras instaladas):
Barro Preto, Belvedere, Funcionários, Luxemburgo, Santa Efigênia, Santa Lúcia, Santo Agostinho e Sion.
Leste (57 câmeras): Horto, Nova Vista, Sagrada Família, Santa Inês, Santa Tereza, São Geraldo e Vera Cruz
Nordeste (68 câmeras): Belmonte, Cachoeirinha, Concórdia, Goiânia, Graça, Ipiranga, Maria Goretti, Nazaré, Palmares, Paulo VI, Santa Cruz, São Paulo e União.