Belo Horizonte completará 119 anos no dia 12 de dezembro, mas os presentes para a cidade começam a chegar uma semana antes, com o projeto Viva BH! 119, realizado pela Prefeitura, por meio da Belotur, da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

Entre os dias 5 e 30 de dezembro, belo-horizontinos e turistas poderão desfrutar dos atrativos turísticos da cidade por meio de passeios turísticos gratuitos, participar de oficinas e jogos e curtir a intensa programação dos centros culturais. A programação completa pode ser acessada pelo site www.vivabh.ml.

“O projeto faz parte do programa de sensibilização turística BH Vai até Você, que tem como objetivo estimular o sentimento de pertencimento e de amor pela cidade por meio de uma intensa programação cultural, diversas atividades e acesso aos atrativos turísticos, promovendo a preservação e a difusão do patrimônio”, disse Leônidas Oliveira, presidente da Belotur e da FMC.

Passeios turísticos
Aqueles que quiserem participar de um passeio turístico gratuito pela cidade entre os dias 8 e 11 de dezembro já podem fazer a inscrição no site www.vivabh.ml ou nos telecentros dos centros culturais. Os passeios, conduzidos por guias de turismo, terão duração de cerca de quatro horas e serão feitos em ônibus com sistema de som, vídeo e ar condicionado.

Oficinas e jogos
Oficinas e jogos com o tema “Belo Horizonte” estarão disponíveis para os visitantes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e dos centros culturais. Tabuleiro, quebra-cabeça, memória e dominó estarão à disposição do público, que será orientado por uma equipe qualificada para proporcionar aos participantes sensibilização turística e aprendizado histórico e cultural.

Exposições
Poemas e desenhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Educação que participaram dos projetos Pampulha Poética e No Traçado da Pampulha em 2016 estarão expostos nos CATs de 5 a 30 de dezembro.

Cantata
A cantata “Compositores Mineiros, a diversidade estilística de nossa música”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, reúne estudantes que participam das atividades de canto e coral nas escolas municipais, principalmente os inscritos no programa Escola Integrada. Homenageando compositores mineiros e resgatando músicas folclóricas de domínio público, o repertório selecionado reúne uma rica diversidade de gêneros. Será realizada no dia 6, às 14h, no saguão da Rodoviária, no Centro.