Pode ser difícil eleger o esmalte perfeito para o Ano Novo – por conta de tantas opções de cores. Segundo a tradição ocidental, as cores usadas influenciam as energias para a transição entre um ano e outro. Duas cores que são consideradas clássicas no réveillon são o dourado e o prateado, mas há quem diga que cores mais vibrantes podem ajudar a atrair alegria, felicidade, ou até paixão.

unhasO esmalte metalizado tem sido, ultimamente, uma das grandes apostas quando o assunto é o universo das unhas, pois se destaca pela cobertura bem iluminada e marcante. Essa tendência está fazendo a cabeça da mulherada, e algumas celebridades como Katy Perry, Miley Cyrus e Giovanna Antonelli já aderiram à essa moda. “O costume dessa época do ano é de manter o branco do look, mas outras tonalidades – como o roxo, verde ou amarelo – têm tudo para se encaixar bem na festividade e, é claro, nas unhas”, comenta Magda Evangelista do salão Ramiro Cerqueira.

Tons neutros, como o nude, também têm ganhado bastante destaque ao lado das cores metalizadas – e têm aparecido muito em unhas de modelos em grandes desfiles – podendo ser uma ótima escolha para as comemorações de final de ano. “A dica é definir o esmalte de acordo com os desejos ou as prioridades para o ano que se inicia: paz, amor, paixão, dinheiro, esperança e harmonia”, aconselha Magda.

Confira abaixo o significado de algumas cores que podem dar uma ajudinha na hora de escolher o esmalte ideal:

Branco: Representa a paz interior e leva a tradição das festas brasileiras. As pessoas que procuram a neutralidade do branco possuem sonhos e desafios. Cor indicada para: quem busca pureza e tranquilidade.

Verde: É a cor da moderação e do equilíbrio. A tonalidade fria estimula a fé em pessoas fragilizadas, principalmente na área da saúde. Cor indicada para: quem busca esperança, fé e vigor.

Vermelho: As pessoas que usam o vermelho são amáveis, alegres e despreocupadas. A cor quente é estimulante e proporciona mais prazer e vitalidade. Cor indicada para: quem busca paixão na vida.

Amarelo: A cor do sol favorece a prosperidade e irradia riqueza. É ligada a tudo que se refere ao interior, autoconfiança, humor. Cor indicada para: quem busca sabedoria e dinheiro.

Dourado: Assim como o amarelo, o dourado abre caminhos para a prosperidade e favorece a abundância e o poder. Cor indicada para: quem busca inspiração e estabilidade financeira.

Prata: Geralmente com muito brilho, prata é a cor da mudança e da inovação. Traz versatilidade e tranquilidade após períodos de indecisões. Cor indicada para: quem busca independência e estabilidade.

Roxo: O roxo é a cor mais relacionada com a espiritualidade. Estimula a coragem, generosidade e mudança de atitudes. Cor indicada para: quem busca inspiração, força e incentivo.