Comemorando a sua 8ª edição, o tradicional Samba de Noel celebrará a chegada do final do ano com 10 horas de muita música e diversão para toda a família. Dia 25 de dezembro, o  Vera Cruz será palco para Serginho Beagá, Gisele Couto, Fernanda Vasconcelos, Fernando Bento, Flávio Renegado, Breno Gontijo, Índio Viola, Janaina Moreno, Álvaro Ferr, Dé Lucas, Gustavo Maguá, Sérgio Pererê e DJ Haroldo. A abertura desta grande comemoração natalina será às 14h, com a carnavalesca turma do Raga Mofe.

Para participar, cada pessoa deverá doar 1Kg de alimento não perecível, que será doado para instituições que desenvolvem trabalhos com população em risco social e com usuários de drogas. Para a criançada, a programação do Samba de Noel começa mais cedo. As 12h, o Palhaço Goiabinha vai comandar as atividades para a garotada, que contam ainda com pula-pula e cama elástica.

Em sua última edição, o Samba de Noel atraiu cerca de 4 mil pessoas (foto: Julia Janari).

Em sua última edição, o Samba de Noel atraiu cerca de 4 mil pessoas (foto: Julia Janari).

Moradores da comunidade, o percussionista Robson Batata e comerciante Gaguinho são os idealizadores do Samba de Noel. A ideia inicial era realizar uma roda de samba no Natal para confraternização dos moradores locais, além de viabilizar o acesso a shows de artistas que eram considerados inacessíveis.  Robson já participou do projeto Jovem Instrumentista, do BDMG Cultural, além de tocar com Thiago Delegado, Aline Calixto, Flávio Renegado, Dona Ivone Lara, Pedro Miranda, Nelson Sargento, Noca da Portela, Nei Lopes, entre outros.

Essa iniciativa, além de reunir artistas mineiros em prol de uma ação social e de um momento simbólico para o público, como o Natal, também destaca as atividades culturais desenvolvidas pelos moradores do Alto Vera Cruz, em sua maioria relacionadas à música. Esta é uma oportunidade de levar até à comunidade o trabalho de grandes artistas representantes da música mineira que se apresentam de forma voluntária.