As brincadeiras de roda, com suas danças circulares e suas cantigas inesquecíveis, são expressões culturais que perpassam diversas gerações. Filhos, pais e avós: há sempre lembranças de canções que embalaram as brincadeiras de infância. Buscando retomar esses passatempos tão importantes, o cineasta mineiro Guilherme Reis mergulhou neste universo em seu mais novo filme, o musical infantil Dentro da Caixinha. A estreia nos cinemas foi realizada durante o mês de outubro. E agora o público poderá conferir este trabalho no conforto de suas casas, com o lançamento da produção em formato de DVD.

Ótima opção para presentear neste Natal, os exemplares físicos do filme podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas da Rede Cineart (Shopping Cidade, Boulevard Shopping e Cineart Shopping Contagem), Livrarias Leitura e Livraria João Paulo II, e também por meio do tele-vendas (31) 99151-6160 – esse serviço exige pagamento de R$ 10 pela taxa de entrega. O DVD será comercializado pelo valor de R$ 19,90.

Para o diretor, é uma oportunidade de levar ao público um entretenimento que se utiliza de referências da cultura popular, embalado por belas canções. Transmitindo valores, crenças e aspectos da cultura popular para as crianças, as brincadeiras de roda tem a música como elemento fundamental.  Se estes jogos foram tão importantes para o crescimento de outras gerações, as crianças de hoje tem acesso a uma pluralidade de outros divertimentos, baseados em meios tecnológicos.

As novas brincadeiras alteram significativamente as formas de brincar, distanciando as crianças de tradições e repertórios musicais brasileiros mais interativos. Dentro da Caixinha busca coletar e documentar, a partir da ficção, o repertório musical que embalou brincadeiras das antigas gerações, unindo passado e presente do cenário lúdico infantil. Compõem a trilha do filme cantigas clássicas como “A Velha a Fiar”, “Sapo Cururu” e “Ciranda Cirandinha”, além das músicas originais “Dentro da Caixinha” e “Funk de Roda”, e outras pesquisadas em partituras antigas.

No enredo, três crianças – os irmãos Arthur, Laura e João – passam as férias na casa da avó, Neusa, em uma grande cidade. Enquanto os três se divertem com videogames e redes sociais, uma tempestade provoca uma queda de energia. Sem acesso aos passatempos tecnológicos, cabe à avó revirar seu baú de lembranças, surpreendendo os netos com o divertido universo das brincadeiras de roda. Nesta viagem ao passado, as crianças redescobrem a magia de brincar juntas.

As filmagens de Dentro da Caixinha aconteceram entre os meses de maio e junho de 2016, em diferentes locações de Belo Horizonte, como a Escola Estadual Pedro II e a Vila da Aeronáutica. Antes, um intenso processo seletivo, nos meses de fevereiro e março, contou com testes com 77 crianças e 10 atrizes para a seleção do elenco.

Sinopse
Arthur, Laura e João passam férias na casa da avó, numa grande cidade. Os três irmãos se distraem com videogames e redes sociais quando, de repente, uma tempestade provoca a queda de energia. Ao ver seus netos entediados sem os passatempos eletrônicos, Neusa revira seu baú de lembranças e surpreende as crianças com o divertido universo das brincadeiras de roda.

Assista ao trailer de Dentro da Caixinha: