A Lanterna Mágica – Escola Livre de Cinema e Animação, inaugurada recentemente no bairro Cachoeirinha (Rua Conde de Santa Marinha, 440), oferecerá gratuitamente ao público uma oficina de Taumatrópio, no dia 5 de janeiro (quinta-feira), a partir das 11h.  Apesar de ser uma escola especializada no atendimento de crianças e adolescentes, a atividade inicial é voltada para pessoas de todas as idades. Será uma excelente oportunidade para um programa em família durante o período de férias escolares. Durante o mini-curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a montar o seu próprio brinquedo ótico.

Surgido por volta de 1820, o Taumatrópio é um brinquedo que foi bastante popular na era Vitoriana. Trata-se de um disco de papel com imagens pintadas em cada um dos dois lados, preso em suas extremidades a um fio ou barbante. Ao girá-lo rapidamente, têm-se a ilusão de ótica de movimento, uma vez que as imagens se combinam entre si e fundem-se em uma única. Um exemplo disso é que, ao se desenhar um pássaro em um lado do disco, e uma gaiola do outro, ao girá-lo, tem-se a sensação de que o animal está dentro da gaiola.

A palavra Taumatrópio vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa “que se transforma em algo maravilhoso”. O brinquedo, que popularizou-se rapidamente na época, pode ser considerado como  um dos protótipos do que viria a ser o cinema anos mais tarde.

A proposta da oficina inicial, inclusive, é apresentar ao público uma pílula do conteúdo programático elaborado pela escola para 2017, quando serão oferecidos diversos cursos e oficinas para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 15 anos. As inscrições para os primeiros quatro módulos já estão abertas e as informações encontram-se disponíveis no site (http://www.escolalanternamagica.com.br/).

 

 

Os cursos
Férias Divertidas: Cinema e Animação;
Férias Divertidas: Oficina Modular;
Guia do Cineasta Iniciante;
Meu Primeiro Curta-metragem.