Um paraíso habitado por Adão e Eva, a evolução das melhores espécies selecionadas pela natureza ou, quem sabe, uma galinha que, ao ciscar um punhado de terra em cima da água, é capaz de criar a superfície terrestre. Seja pela via científica ou religiosa, a origem do universo e da vida humana é tema de investigação das mais diversas culturas. Essas e outras histórias serão exploradas na atividade Contação de Histórias nas Cosmogonias, em que os visitantes poderão realizar surpreendentes viagens pelas narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições Yorubá, Maia, Maxacali, Judaico-Cristã e Grega, que integram a exposição Demasiado Humano.

A atividade acontece durante todo o mês de janeiro, sempre às quartas-feiras e aos sábados, às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG, e tem participação gratuita. Com a ajuda da equipe de mediadores do museu, outras diversas curiosidades sobre a origem do universo da exposição Demasiado Humano serão exploradas nas Mediações Coletivas, que acontecem de 06 de janeiro a 03 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, das 11h às 12h. Já aos domingos, no mesmo horário, a atividade ocorre na exposição Cartografias Sonoras, que propõe, a partir da obra de importantes artistas brasileiros, trabalhar novas formas de perceber e explorar os fenômenos sonoros.

A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG ainda conta outras diversas atrações, como oficinas e sessões especiais no Planetário comentadas pela equipe de Astronomia, contação de histórias, visitas mediadas às exposições do museu e atividades do projeto Sábado com Libras, voltado para pessoas fluentes e que estudam a Língua Brasileira se Sinais (LIBRAS).

Programação Completa:

Contação de Histórias nas Cosmogonias
Data: 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de janeiro e 1º e 04 de fevereiro (quarta-feira e sábado)
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 25 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.
Resumo: A cada semana, será explorada uma história diferente sobre as cosmogonias das tradições Yorubá, Maia, Maxacali, Judaico-Cristã e Grega da exposição Demasiado Humano.

Mediação Coletiva nas exposições
Demasiado Humano
Data: 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27, 31 de janeiro e 03 de fevereiro
Horário: 11h às 12h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: mínimo de 03 e máximo de 12 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senhas na recepção do museu.

Cartografias Sonoras
Data: 8, 15, 22 e 29 de janeiro
Horário: 11h às 12h
Classificação indicativa: A partir de 15 anos
Número de vagas: Mínimo de 03 e máximo 12 pessoas
Participação: Gratuita. Retirada de senhas na recepção do museu.

Oficina Trocas
Datas: 03 e 05 de janeiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: A partir de 7 anos
Número de vagas: 10 crianças (acompanhadas por adulto)
Participação: Gratuita. Retirada de senhas na recepção do museu.