O ano de 2017 começa em grande estilo com o IX BH Soul Blues Festival, um dos movimentos mais importantes de valorização e divulgação desse gênero musical, que será realizado no próximo dia 14, a partir das 21h, no Stonehenge Rock Bar (rua Tupis 1448, Barro Preto). A novidade será a homenagem especial ao baixista estadunidense Willie James Dixon, que faleceu aos 76 anos em 1992 e foi um dos maiores representantes mundiais do Blues. 

Entenda porquê Willie James Dixon é o homenageado do evento:

A programação começará com a exibição do documentário “Blues Horizonte”, que relata a cena do Blues em BH, da década de 70 até os dias atuais. O filme, produzido por Paulo Ricardo Savino, tem duração de 60 minutos. Diferente das edições anteriores, que contou com a participação de grandes nomes do Blues no cenário internacional, a proposta do lX BH Soul Blues Festival é prestigiar as bandas de Belo Horizonte, “Pratas da casa”, formadas por músicos consagrados e que se destacam no meio cultural como Audergang,  Alexandre da Mata & The Black Dogs e Banda Machaka. Todos vão interpretar canções autorais e de Willie Dixon.  

A primeira banda a subir no palco será Alexandre da Mata & The Black Dog que tocará canções autorais do futuro álbum “All Them Reasons”. Além do guitarrista, integram o grupo Marcelo Ricardo (vocal) Hilmara Fernandes (vocal) Cinara Motta (baixo) e Evaldo Rodrigues (bateria). Em seguida será a vez da Audergang, liderada pelo guitarrista Auder Júnior. A banda já se apresentou ao lado de grandes nomes do gênero, como Johnny Winter, Celso Blues Boy, Mark Farner (Grand Funk Railroad), Blues Etílicos. 

Para encerrar o Festival, a Banda Machaka. À frente do grupo está o guitarrista Leo Machaka, que será acompanhado pelos músicos Leandro Borges (vocal e guitarra), Marcelo Ricardo (bateria) e Raphael Negromonte (baixo). Também haverá a tradicional jam session, com a participação de convidados e músicos presentes. Ao longo dos últimos nove anos, o Festival recebeu grandes atrações internacionais como os guitarristas Lurrie Bell (EUA), Big Creek Slim (Dinamarca) e Breezy Rodio (EUA), além do gaitista e vocalista Quique Gómez (Espanha).