Explorar o conhecimento requer ideias inovadoras e interativas. Entre as atividades da programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG, as oficinas preparadas pela equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade têm atraído grande público devido ao estímulo à criatividade. Os mediadores do museu desenvolveram brincadeiras que instigam a reflexão das crianças sobre temas diversos, como sonoridade, evolução e pré-história, de forma lúdica e divertida. As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, sempre às 15h.

Nos dias 10 e 12 de janeiro, um bate-papo com as crianças na seção Fábrica da Letra, da exposição Demasiado Humano, abordará a importância da palavra escrita e dos livros para a trajetória humana, partindo de uma retrospectiva de como tudo começou na pré-história. Em seguida, as crianças serão convidadas a criar narrativas em quadrinhos sem o uso da escrita, mas apenas desenhando. Ao final, os participantes trocam as criações entre si, e cada um lê a narrativa do colega. A oficina Pré-História em Quadrinhos é indicada para crianças acima de seis anos ou menores auxiliados pelos pais.

Na oficina Desenho Cartoon, nos dias 24 e 31 de janeiro, os visitantes aprendem técnicas básicas de desenho e são estimulados a criar personagens e estórias. A classificação é livre. Já em Moldando a Evolução, nos dias 17, 19 e 26 de janeiro, as crianças pintam moldes dos mais variados seres vivos que povoam ou já habitaram a Terra. A atividade tem início com um percurso guiado pela seção Origens da exposição principal Demasiado Humano, na qual os pequenos são apresentados à evolução de formas de vida do nosso planeta. Depois, são levados à sala da oficina, onde colorem figuras dos animais que conheceram no passeio pela exposição. A indicação etária é de 5 a 10 anos.

Para fechar a programação, no dia 02 de fevereiro, o som é o ponto de partida da oficina que propõe a criação de desenhos de acordo com imagens e sentimentos despertados por músicas. A atividade Pintura Através dos Sons tem como objetivo despertar a criatividade do público infantil por meio da conexão dos sentidos. Crianças menores de sete anos devem ser auxiliadas pelos responsáveis.

Além das oficinas temáticas, a programação de férias inclui as atividades Contação de Histórias nas Cosmogonias, Mediações Coletivas e atividades na Exposição Cartografias Sonoras. O Espaço do Conhecimento UFMG também tem outras diversas atrações, como sessões especiais no Planetário e atividades do projeto Sábado com Libras, voltado para pessoas fluentes e que estudam a Língua Brasileira se Sinais (LIBRAS). Confira a programação completa aqui.

Programação de oficinas

Moldando a Evolução
Data: 17, 19 e 26 de janeiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: 5 a 10 anos
Número de vagas: 15
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.

Desenho Cartoon
Data: 24 e 31 de janeiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.

Pré-História em Quadrinhos
Data: 10 e 12 de janeiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: A partir de 6 anos
Número de vagas: 20
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.

Pintura Através dos Sons
Data: 02 de fevereiro
Horário: 15h
Classificação indicativa: A partir de 7 anos
Número de vagas: 20
Participação: Gratuita. Retirada de senha na recepção do museu.