Um dos principais blocos de rua do Rio de Janeiro vai marcar presença no Carnaval de BH 2017. Já está confirmado o desfile do Monobloco, conhecido por arrastar cerca de 400 mil pessoas no Carnaval carioca. Acompanhados de uma bateria formada por percussionistas belo-horizontinos, o Monobloco vai desfilar na terça-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro, no entorno do Mineirão. A concentração está prevista para as 14h. O acesso será gratuito.

O Monobloco não é a única novidade no Carnaval de BH 2017. Dos quase 400 blocos inscritos, cerca de 100 vão desfilar pela primeira vez na cidade. É o caso do Alô Abacaxi, que vai levar para as ruas músicas da Tropicália em ritmo de marchinhas.

Outro exemplo é o Havaianas Usadas, que surgiu em 2016 e já fez vários shows em Belo Horizonte, mas vai desfilar pela primeira vez, com todo seu ‘axé retrô’. Outra novidade nas ruas de BH é o bloco feminino ClandesTinas, que tem no repertório somente músicas compostas por mulheres. A Prefeitura, por meio da Belotur, irá providenciar infraestrutura e logística para todos os desfiles, incluindo banheiros químicos, limpeza urbana, segurança, fechamento de vias e sinalização.

Monobloco
Criado em 2000, pelo grupo Pedro Luís e a Parede como uma oficina carnavalesca, o Monobloco é um dos blocos mais procurados no Carnaval do Rio de Janeiro. Tem o diferencial de usar instrumentos de escolas de samba para tocar ritmos como o funk, coco, xote, marchinha, ciranda e charm. Com o sucesso nas ruas do Rio, o Monobloco passou a fazer shows em todo o país. Tem três CDs gravados e dois DVDs.

Assista ao Mono Bloco: