A foto é de um hambúrguer vegano (foto: reprodução).

A foto é de um hambúrguer vegano (foto: reprodução).

O veganismo está ganhando cada vez mais espaço em Belo Horizonte. A capital mineira acaba de ganhar o seu primeiro açougue vegano. O estabelecimento está na Rua Itajubá, 654, no Bairro Floresta e funciona de 08h à 19h.

As carnes, todas à base de vegetais, estão sendo vendidas dentro da Venne Mercearia, no bairro Floresta, região Leste da capital. Os produtos são feitos pela família dona da mercearia e sem uso de conservantes. Todos os produtos estão sendo vendidos por R$ 45,00 o quilo.

A ideia de criar um açougue para carnes a base de vegetais é bastante antiga. Tudo começou quando a filha dos donos, aos 06 anos, passou a rejeitar carnes e posteriormente qualquer alimento a base animal. Depois disso, a família decidiu entrar na onda e todos acabaram veganos. Hoje, eles compreenderam que desta opção devida é possível criar um negócio.

Carnes veganas
Alguns alimentos vegetais quando misturados podem criar a consistência de carnes. A semelhança é a de carnes processadas, como o bife de hambúrguer, mas os valores nutricionais são muito mais saudáveis. Jaca, soja, grão de bico, leite de coco, etc.. São vários frutos, legumes e grãos que podem ser triturados juntos até o ponto de se tornar um bife. Os produtos são os mais diversificados. Vão desde a linguiça à até os famosos hambúrgueres de soja que já são grandes conhecidos do público brasileiro.