A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, celebra neste sábado, dia 28, das 10h às 18h, o Dia do Quadrinho Nacional. O evento será na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte / Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro). Realizado em parceria com o Estúdio Black Ink, o Dia do Quadrinho Nacional contará com uma série de atividades para o público, tais como oficinas, exposições, painéis, lançamentos de publicações e feira de quadrinhos com participação de autores nacionais. A entrada é gratuita e a programação completa está disponível no site. O Dia do Quadrinho Nacional integra a temporada de eventos do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ-BH. O formulário de inscrição para as oficinas está disponível no site.

Exposição
O Dia do Quadrinho Nacional também celebra os 10 anos de publicação dos quadrinhos de Ricardo Tokumoto, mais conhecido por Ryot. Foram selecionadas 100 tirinhas criadas pelo quadrinista, além de 30 obras feitas por diversos artistas em homenagem a ele. Ricardo Yoshio Okama Tokumoto nasceu em 1986, em Limeira, interior de São Paulo. Mudou-se para Belo Horizonte em 2006 e cursou a Faculdade de Belas Artes na UFMG, especializando-se em Cinema de Animação. É responsável pelo site.

Dia do Quadrinho Nacional
Em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu o dia 30 de janeiro como o Dia do Quadrinho Nacional, em referência à data da primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, obra de Angelo Agostini, lançada em 1869. Essa publicação é considerada a primeira história em quadrinhos lançada no Brasil e uma das mais antigas do mundo.