O Rústico Cozinha Internacional está lançando sua nova carta de cervejas, assinada pelo beer sommelier Heitor Silva. O evento que marca a estreia do projeto será no dia 9 de fevereiro. Segundo a chef e proprietária da casa Marcella Paternostro Mayer, a carta procurou cervejas mineiras, especialmente os excelentes rótulos de pequenos e médios produtores locais. Cada vez mais, o estado oferece boas opções de cervejas dos mais diferentes estilos, que estão ganhando espaço no mercado. E algumas dessas cervejas serão selecionadas para a carta, que tem o grande desafio de proporcionar uma experiência gastronômica única através das harmonizações elaboradas por Heitor Silva, e incentivar sempre a cultura cervejeira.

A nova carta
No total ela possui 28 rótulos e foi elaborada dentro de um critério que separa as cervejas especiais em três “categorias”. Primeiro, as cervejas especiais de paladar clássico: destinadas ao público que está começando a experimentar cervejas especiais. As cervejas especiais de paladar intermediário: destinadas aos apreciadores que já conhecem e degustam algumas variedades de cervejas especiais e que desejam conhecer novas possibilidades para o seu paladar. E por fim, as cervejas especiais de paladar avançado: indicadas para apreciadores mais ousados, uma vez que são mais complexas em todas as suas variáveis como teor alcoólico, amargor, textura, aromas e sabores.

Segundo Heitor Silva, “todas as “categorias” possuem sugestões de harmonização personalizadas sendo que, nas cervejas especiais de paladar avançado, as harmonizações abordaram um maior número de diretrizes e critérios técnicos em busca da melhor combinação entre as cervejas e o cardápio da casa”, avalia.

A proposta da carta de cervejas do Rústico é facilitar o entendimento dos clientes na hora de escolher uma cerveja especial, através do fornecimento das informações específicas de cada um dos rótulos, dentro de uma linguagem prática e de fácil compreensão. Nela estão especificadas de forma padronizada e organizada o nome da cerveja, o volume da embalagem, a cidade e país de origem, o estilo, seu teor alcoólico, seus principais aromas e sua cor na taça. Outro objetivo da carta é apresentar para a clientela do Rústico o maravilhoso universo da harmonização entre cervejas e comidas, potencializando desta forma a experiência gastronômica deles em cada visita.

Apesar da elaboração da carta de cervejas especiais é importante salientar que o estabelecimento continuará contando com o tradicional serviço de chopp artesanal e também das principais marcas de cervejas comerciais em garrafa já conhecidas pelo público. Com esta postura a casa mantém a sua personalidade descontraída e, principalmente, o viés mais importante da cerveja: seu caráter de agregar as pessoas e celebrar a amizade.