Kayete é um dos maiores nomes do teatro de Minas Gerais (foto: divulgação).

Kayete é um dos maiores nomes do teatro de Minas Gerais (foto: divulgação).

A maior maratona cultural de artes cênicas de Minas Gerais irá ocupar, entre os dias 5 de janeiro e 4 de março, os teatros da capital mineira com uma programação diversificada de espetáculos de teatro, dança e stand-up comedy. A Campanha de Popularização do Teatro e Dança levará ao público 132 espetáculos, sendo 54 deles inéditos nesse evento. Serão exibidas 15 apresentações de dança, 29 peças infantis e 88 voltadas para o público adulto.

A iniciativa de popularização do teatro e dança é promovida pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) e a 44ª edição tem como tema “Vem pra Campanha!”. O principal propósito é promover o acesso do público a preços populares. As peças participantes contemplam diferentes modalidades, valorizando a pluralidade estética e textual das artes cênicas.

Thiago Comédia, um dos atores mais conhecidos de BH, está dentro da Campanha outra vez (foto: divulgação).

Thiago Comédia, um dos atores mais conhecidos de BH, está dentro da Campanha outra vez (foto: divulgação).

O stand-up comedy é uma das novidades desta edição, que consiste na apresentação humorística de um artista, que não utiliza recursos cenográficos nem caracterizações. O presidente do Sinparc, Rômulo Duque, considera que é importante valorizar todas as modalidades que estão sendo produzidas em Belo Horizonte. “O humor é uma realidade da arte cênica e, por isso, decidimos incluir as apresentações de stand-up. O teatro é muito rico em gêneros, temos peças dramáticas, humorísticas e musicais”, ressalta.

Pensando na difusão da cultura a todos, algumas peças têm acessibilidade física, visual e auditiva para os públicos infantil e adulto. Além das peças teatrais, uma palestra sobre a importância social do teatro completa a grade de ações do Sinparc e acontecerá em fevereiro. Para Rômulo Duque, a Campanha é uma oportunidade única para vivenciar a cultura de forma acessível. “Esperamos que o público aproveite esse momento e se emocione com as peças. O teatro é uma experiência insubstituível e que toca a sensibilidade do público. Enquanto existir sentimento haverá pessoas querendo se conectar com os outros por meio da arte”, destaca o presidente do Sinparc.

A 44ª edição terá a duração de oito semanas e são esperados 250 mil espectadores. Os valores dos ingressos serão de R$ 10, R$ 11, R$ 13, R$ 15, R$ 17 e R$ 19 e podem ser adquiridos online nos postos de venda da Sinparc. Os ingressos adquiridos pela internet ou pelo aplicativo da campanha, Vá ao Teatro MG, não terão taxa de conveniência. Os valores promocionais não serão praticados nas bilheterias dos teatros, cujos preços variam de acordo com cada produção. Praças de Belo Horizonte, Betim e Contagem receberão espetáculos gratuitos.

Uma das peças da Campanha (foto: divulgação).

Uma das peças da Campanha (foto: divulgação).