A maior cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte enfrenta uma epidemia de dengue sem freios. Tanto que a Prefeitura de Contagem precisou de adotar uma medida emergencial para controlar o surto da doença em seu limite municipal.

Essa tenda que estará funcionando, a partir de amanhã, no estacionamento da UPA JK, no Bairro Eldorado (foto: Adelcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem)

Essa tenda que funcionará no estacionamento da UPA JK, no Bairro Eldorado
(foto: Adelcio R. Barbosa/Prefeitura de Contagem)

Segundo a Prefeitura, a primeira medida será um posto emergencial que deverá ser instalado na Unidade de Pronto-Atendimento JK, no Bairro Eldorado, a maior da cidade.Neste espaço, o atendimento será reforçado e também haverá agentes especiais e direcionados para apenas o atendimento a pacientes com suspeita de dengue. Além disso, as mais de 30 unidades sentinelas espalhadas por diferentes localidades da cidade auxiliar no tratamento dos adoecidos.

Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, entre os dias 1 e  8 de abril deste ano, foram notificados 6.634 casos de suspeita de dengue, com 311 confirmações. No mesmo período do ano passado foram 1.274 notificações, cerca de 5% a menos.