Criado em abril de 2013 e atendendo, por meio de demanda espontânea, à população que faz uso abusivo de álcool e outras drogas, nas Regionais Barreiro e Oeste, o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) para Usuários de Álcool e Outras Drogas (AD) Barreiro foi vistoriado e o aval foi ótimo. Na visita técnica, o vereador Hélio da Farmácia (PHS), que solicitou a atividade, elogiou o trabalho realizado, a equipe de profissionais e o espaço físico.

Foto: CMBH.

Foto: CMBH.

Foi relatado na visita que há uma unidade de acolhimento transitório no Barreiro, para pacientes que, em função de conflitos com a família, não possuem moradia. Lá podem permanecer por até seis meses, desde que o acolhimento faça parte do projeto terapêutico. Quando necessário, os pacientes do Cersam AD Barreiro também são encaminhados para um abrigo no Bairro São Paulo, onde passam a noite e, no dia seguinte, retornam à unidade.

Vale ressaltar que o trabalho é intersetorial, realizado em conjunto com os centros de saúde, localizados em território próximo da moradia dos pacientes.  Por meio de parceria entre a área de Saúde e a Assistência Social, responsável pela abordagem de rua, são realizados estudos de caso e é elaborado um projeto terapêutico. O Cersam adota uma política de redução de danos, ajudando as pessoas a aprender a lidar com suas dificuldades e com a dependência. Um grupo de famílias acompanha esse trabalho, mas considera-se que a adesão ainda é pequena.

Ações propostas

Na visita, foi proposta a disponibilização de um abrigo no Barreiro e de um centro de apoio para a população de rua. Sugeriu-se também um trabalho educativo nas escolas, realizado por técnicos do Cersam AD Barreiro, e a divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência e da política de saúde mental no Município. Quanto a questões mais pontuais, a comissão vai solicitar à Secretaria Municipal de Saúde uma tela para o campo de futebol existente no local.

Foto: CMBH.

Foto: CMBH.

Também estiveram presentes Valdemar Silva Filho, da Comissão de Saúde do Barreiro de Cima, e Vicentina Maria de Carvalho Maia, presidente da Comissão Local de Saúde do Barreiro de Cima.

%d blogueiros gostam disto: