Símbolos de sofisticação e exclusividade, as orquídeas encantam pela delicadeza e profusão de cores que as tornam tão especiais. Calcula-se que, no mundo todo, existam, aproximadamente, 35 mil espécies, entre exemplares encontrados diretamente na natureza e outros criados artificialmente pelo homem. O Brasil é um dos países mais ricos em Orchidaceae, abrigando cerca de 10% de espécies nativas.

Uma das flores mais brasileiras que existe, a orquídea é tema de exposição no Boulevard Shopping (foto: divulgação).

Uma das flores mais brasileiras que existe, a orquídea é tema de exposição no Boulevard Shopping (foto: divulgação).

Os amantes da flora brasileira poderão conferir de perto um pouco dessa riqueza. De 3 a 5 de maio, BH se tornará a capital das orquídeas em mais uma edição da Exposição Nacional de Orquídeas, no Boulevard Shopping. O evento, realizado em parceria com a Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte, apresentará mais de 600 orquídeas de 40 espécies diferentes, algumas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o país.

Além disso, a mostra dará oportunidade para quem deseja ornamentar a casa ou o ambiente de trabalho. Estandes serão montados na Praça de Eventos, Piso 1, para que os visitantes possam adquirir as flores. “Os produtores vão comercializar as orquídeas a preços mais acessíveis, mas sem perder a qualidade”, garante José Antônio, membro da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte e um dos organizadores do evento. Os valores variam de R$10 para mudas, mas podem ultrapassar os R$ 400 nas versões floridas.

A atração da exposição – que será instalada no Piso 2, próximo à Imaginarium –promete ser a cattleya walkeriana, que alcança o pico de floração em maio, quando acontecerá a mostra. Uma espécie que atrai olhares de todos os cantos do planeta pelas cores vibrantes. “Estamos muito felizes em sediar uma das exposições de orquídeas mais bonitas e respeitadas do Brasil”, declara Pedro Barbosa, gerente de Marketing do Boulevard.

Para encerrar a exposição com chave de ouro, um concurso premiará as melhores orquídeas trazidas pelos mais de 50 colecionadores convidados. Entre as categorias – que abarcam primeiro, segundo e terceiro lugares – estão: Melhor Planta Natural Brasileira; Melhor Planta Natural Estrangeira; Melhor Híbrido Americano; Melhor Híbrido Asiático; Melhor Planta Cultivada (Mérito Cultivar); Mérito Botânico; Melhor Walkeriana (cinco categorias); Melhor Planta da Exposição, que receberá o Prêmio de 70 anos da SOBH; e Destaque da Exposição, que levará o Prêmio Boulevard.