A Orquestra Ouro Preto recebe, neste domingo, 19 de maio, às 19h, a cantora internacional Uxia para o concerto “Caminhos: de Minas a Compostela”. A apresentação será no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os ingressos estão à venda na bilheteria e no site do Cine Brasil. Os preços variam de R$ 10 a R$ 40.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto se apresenta ao lado da cantora galega Uxia. Em única apresentação, o concerto marca o reencontro entre a formação orquestral mineira e a cantora natural da Galiza, Espanha, que, em 2013, firmaram parceria em um projeto que promoveu o diálogo entre as tradições musicais brasileiras e as galegas, no norte da Espanha, tendo como ponto de intercessão a língua portuguesa e as tradições lusófonas. Agora, é a vez da cantora fazer o caminho inverso e apresentar a cultural da sua região na capital mineira.

Uxia é considerada a grande dama da música e da poesia galega. Ela começou a carreira ainda jovem, misturando as próprias composições com músicas populares, e as suas palavras com as letras do cancioneiro galaico-português com a poesia galega contemporânea. Uxia coordena e produz projetos artísticos coletivos, como o “Festival Internacional da Lusofonia Cantos na Maré”, projeto cultural pioneiro no estado espanhol, que, por meio da língua e da música, traça um mapa comum entre os territórios da lusofonia que partilham raízes culturais e linguísticas.