Foto: Ana Lívia do Nascimento.

Foto: Ana Lívia do Nascimento.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que pretende investir o montante de R$ 1 bilhão destinado pela União ao metrô de Belo Horizonte na Linha 2 que irá fazer uma conexão entre a estação do Calafate ao Barreiro.  O anúncio foi feito pelo superintendente da companhia, Miguel da Silva Marques, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Está linha já existe no papel e também no espaço geográfico há mais de duas décadas, porém não foi concluíra. Isso porque a obra foi iniciada em março de 1998 e paralisada em 2004, por falta de recursos. Já as novas obras, segundo Minguel, irão durar entre três e quatro anos.O projeto executivo, de acordo com Miguel Marques, está pronto, mas sofrerá readequações.

Há, também, novas invasões na faixa de domínio, que deverão ser regularizadas.  A linha priorizada pela CBTU terá, segundo o projeto executivo, 10,5 quilômetros, com cinco estações: Amazonas (próximo à Funed), Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro (próximo à PUC e ao Via Shopping). Boa parte da obra já foi feita, como 64% da infraestrutura.