O vocalista e guitarrista Jimmy Burns, do Mississipi (EUA), será a atração internacional na 5ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, trazendo o clássico e genuíno blues americano, acompanhado pela Bruno Marques Band, composta por Marcelo Ricardo, Rafael Eloi, Luís Mega, Machala, Breno Mendonça e Bruno Marques. No dia 09 de junho às 17h30 na Praça JK no bairro Sion com entrada gratuita.

Jimmy Burns, cantor, guitarrista e compositor, é um dos lendários e autênticos Bluesman. Nasceu em Dublin, uma pequena cidade nas margens do Mississipi. Jimmy foi o caçula de 11 irmãos, cresceu na fazenda Hilliard Cotton Plantation, colhendo algodão e foi ali que aprendeu a tocar violão e violão de doze cordas, enquanto aprendia a cantar e se inspirava nos corais das igrejas da região. Sua música combina as raízes Delta com R & B e Soul.

Burns é um performer carismático, de alma, voz e o tradicional estilo de guitarra melódica do Blues. Com um grande senso de sua herança musical, Burns criou um estilo que ganhou aclamação da crítica tanto em seu país como no exterior. Uma de suas influências favoritas foi Lightnin’ Hopkins. Seu irmão mais velho era o famoso bluesman de Detroit: Eddie Burns, guitarrista que tocou com artistas como John Lee Hooker. Burns apresentará clássicos do Blues e canções de sua discografia: Night Time Again, Back to The Delta, Leaving Here Walking, Live at B.L.U.E.S.  e Stuck in the Middle. Jimmy é um artista premiado, ganhador de Best Blues Record of The Year, pela National Association of Independent of Record, Big Bill Broozy, pela Academie Du do Jazz e indicado ao Handy Award, foi condecorado com o Master Blues Artist pelo Blues Hall Of Fame em Chicago.