Atar laços, transpor o negativo e reestabelecer a positividade na comunidade de Brumadinho (MG) é a proposta do Museu dos Brinquedos, para o mês de junho. Por meio do programa inédito Junho Solidário, o Museu, que é uma das principais referências culturais dedicada ao brincar e a infância em Minas Gerais, abre suas portas para um momento de partilha e aprendizado com os moradores do município mineiro, localizado na região metropolitana de BH.

O Museu dos Brinquedos (foto: divulgação).

O Museu dos Brinquedos (foto: divulgação).

Para isso, o Museu receberá gratuitamente, durante todos os sábados de junho, grupos de crianças, adultos e idosos da Comunidade de Brumadinho das instituições Projeto Somos, Projeto Social Amigos do Esporte, Projeto Bartucabrum e Casa de Acolhimento Luz da Eternidade. Como parte das atividades propostas, os participantes poderão explorar as possibilidades de união, superação e positividade presentes no ato de brincar. A iniciativa conta com a colaboração das empresas parceiras Vilma e Coca-Cola, que se estarão presentes no momento especial da confraternização. O transporte Brumadinho/BH será viabilizado pelo Museu dos Brinquedos e pela MRV.

O funcionamento para o público geral segue normalmente das 10 às 17 horas, com ingressos a partir de R$ 12 (meia). O valor arrecadado com a bilheteria será integralmente revertido para a comunidade de Brumadinho. A iniciativa tem como objetivo incentivar uma proximidade humana com o genuíno e estimular a afetividade entre as pessoas, utilizando a brincadeira como uma forma lúdica e poderosa de estabelecer esses laços e construir relações transformadoras, como esclarece Tatiana Camargo, diretora Executiva do Museu. “Acreditamos na existência do potencial brincante de cada indivíduo e sua capacidade de transformação interna, independentemente da situação vivida ou de características de classe, idade, gênero e raça”.