O Vila da Serra é um dos bairros alvo para a classe A de Minas Gerias (foto: Mapio).

Foto: Mapio.

Contribuir para a internacionalização da capital mineira e para o acolhimento de alunos internacionais que estejam estudando em Belo Horizonte, por meio de ações conjuntas até maio de 2020. Este é o objetivo central da parceria, formalizada na última quinta-feira (30), entre a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e a SKEMA Business School, considerada uma das mais inovadoras escolas de negócio do mundo. O documento foi assinado pela reitora da Skema Brasil, Geneviève Poulingue, pelo Presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz Filho, e pelo Presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais, Silvio Soares Nazaré, durante encontro na sede da associação comercial.

A parceria, que integra o projeto “Internacionaliza BH”, pretende criar oportunidades para que os alunos estrangeiros dos cursos de pós-graduação da SKEMA possam colaborar com empresas locais. Ao vivenciar uma nova cultura de trabalho e conhecer seus contextos e desafios específicos, a ideia é que os estudantes elaborarem inovações e soluções para problemas reais dessas organizações. A iniciativa também visa a promover eventos voltados para a integração dos alunos internacionais com empresários mineiros, a fim de criar condições para que as empresas associadas à ACMinas, e a própria associação, possam se beneficiar ao se tornarem anfitriãs dos estudantes da SKEMA Business School em Belo Horizonte.

“A SKEMA não veio apenas para ensinar. Queremos também trabalhar junto às empresas, pois nossos valores visam a contribuir para a sociedade como um todo, na construção de um futuro melhor”, comenta a reitora Geneviève, destacando a relevância da parceria. O presidente da associação concorda e incentiva o trabalho conjunto para a execução das atividades propostas entre as entidades. “É importante traçar metas e estabelecer um cronograma para que essas e outras ações, voltadas para o bem comum, possam ser desenvolvidas com efetividade”, recomenda Diniz Filho.

De acordo com Thierry Carré, conselheiro da SKEMA Brasil, “a parceria com a ACMinas não atende somente à vontade de inserção da SKEMA no tecido econômico de Belo Horizonte e de Minas Gerais, bem como, responde à visão global da SKEMA Business School de ser uma agente proativa nos mercados e localidades onde está inserida”. Ele explica que, para os alunos, ela oferece a possibilidade de conhecer na prática uma cultura empresarial diferente daquela existente nos seus respectivos países de origem. “Além de uma rica troca de conhecimentos, essa parceria pode ajudar a levar Belo Horizonte para além das Alvoradas, já que a experiência vivenciada por cada um dos estudantes levará para sempre o nome da nossa cidade e de Minas Gerais para o mundo” finaliza Carré.