Foto: reprodução.

Foto: reprodução.

Os impactos ambiental e social provocados pelo mar de lama que varreu parte do município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 25 de janeiro de 2019, estarreceram todo o Brasil. Não foi diferente com professores do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola especificamente. Por causa do desastre, eles criaram uma atividade interdisciplinar em que os alunos, de 13 e 15 anos, estudaram temas relativos ao paradoxo do desenvolvimento versus perda da humanidade e transformaram a pesquisa em material de acesso público.

Daniela Lacerda (professora de História), Luiz Alexandre (professor de Ensino Religioso), César Almeida (professor de Matemática) e Fabrício de Oliveira (professor de Matemática) criaram o projeto “Vale Tudo?”, logo após o ocorrido. Por meio de pesquisas, dados estatísticos e outros problemas sociais, os alunos construíram blogs sobre os temas: direitos humanos; consciência socioambiental; valores e princípios morais; a situação dos refugiados no Brasil e no mundo; o uso de agrotóxicos; a preservação das reservas indígenas; a mão de obra escrava e análoga ainda presente, e infraestrutura urbana.

A ideia surgiu em uma conversa entre os professores, de acordo com Daniela Lacerda: “Inicialmente, o meu intuito era achar uma forma de abordar os regimes político-econômicos dentro de sala de aula utilizando temas atuais. Dentre os objetivos, estão questionamentos sobre o consumismo, responsabilidade social, o protagonismo de cada cidadão voltado para o bem comum, tendo em vista comunidades justas, democráticas e inclusivas. O ideal é que os estudantes repensem suas atitudes e que se preocupem com o uso de trabalho escravo e de agrotóxicos, por exemplo”.

Divididos em 48 grupos, os alunos pesquisaram sobre seus respectivos temas para a montagem dos blogs. A primeira etapa incidiu na escolha de notícias e análise crítica sobre cada uma delas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa para coleta de dados e conclusão final sobre os assuntos debatidos. Todos os projetos foram apresentados em sala de aula. Já a fase final do “Vale Tudo?” consistiu em um júri simulado, em que os estudantes debateram em conjunto alguns temas selecionados.

Encarar as duras realidades do mundo e seus reflexos na sociedade foi o que impactou a estudante Paula Lopes Soares, 14 anos. Com a construção do blog “Bastidores de uma indústria: vale explorar a mão de obra?”, criado por Paula e outros colegas, a jovem passou a conhecer fatos de que não tinha a menor ideia: “Descobrir que o trabalho escravo e infantil é extremamente utilizado no mundo, inclusive por marcas que eu gosto e consumo, foi estarrecedor! É algo muito pior do que se possa imaginar. Minha mentalidade mudou completamente. Vou evitar comprar dessas empresas”. Além disso, Paula se viu criando uma missão própria, com o incentivo do Loyola: “Ver que muita gente, assim como eu, não tinha conhecimento sobre essa realidade foi surpreendente. Quero, pelo menos, fazer o meu papel, que é conscientizar as pessoas. Esse é o começo para uma mudança. O Colégio promove projetos de cidadania e nos incentiva a dar sugestões do que podemos fazer para evoluir enquanto sociedade”.

É sobre essa e outras realidades que os professores querem que os alunos reflitam: “A importância em um projeto como este está em discutir importantes valores inacianos, como o olhar e pensar no próximo. Num mundo que não nos permite tempo para a reflexão, observar além do nosso universo particular e pensar em formas de agir para melhorar esse contexto é a proposta. É preciso que os alunos se conscientizem de que pequenas ações podem interferir globalmente”, esclarece Daniela Lacerda.

Abaixo nos links dos sites:

https://eduardamcamargos.wixsite.com/portal-mundo

https://daviblf.wixsite.com/meublog-1

https://mflopesla.wixsite.com/agrotoxicos

https://thomazvalentim4.wixsite.com/reservasindigenas9a

https://luapgm30.wixsite.com/escravosdamoda

https://igormatos5.wixsite.com/valetudo9a

https://laurinharache.wixsite.com/meusite

https://lauraaraujobuldrin.wixsite.com/valetudo

https://lucianaptbaeta.wixsite.com/aquepontochegamos

https://matheusportellatel.wixsite.com/meusite

https://mltriginelli.wixsite.com/meusite-1

https://mepvbh.wixsite.com/pvsite

https://lobattzara.wixsite.com/mao-de-obra

https://trabalho2019loyola.wixsite.com/loyola

https://malubuenoliveira.wixsite.com/infrablog

https://bemenezes4.wixsite.com/meusite

https://anamariavalenteamv.wixsite.com/meusite

https://franciscomartinsst.wixsite.com/vale-tudo-refugiados

https://anaclaraalves30.wixsite.com/meusite

https://grupo4turmac.wixsite.com/meusite

https://anabuldrini1.wixsite.com/meusite

https://valedestruiromeioa.wixsite.com/arthurelias

https://rafaelaromanelli22.wixsite.com/assuntosdecidade

https://thomazm0810.wixsite.com/meusite

https://coutoliliana.wixsite.com/website-1

https://botbrenobraw.wixsite.com/trabalhovaleapena

https://borattofernanda.wixsite.com/valetudoagrotoxicos

https://trabalhomagis2019.wixsite.com/website3344

https://manubpguimaraes.wixsite.com/website

https://destruicaoambiental.wixsite.com/website-1

https://alegspecht.wixsite.com/dojeitoqueformelhor

https://bitrindadev.wixsite.com/meusite

https://anaclarabernis.wixsite.com/meusite

https://antoniaebia.wixsite.com/meusite

https://clarahdk.wixsite.com/meusitemagis

https://edigom4.wixsite.com/meusite

https://beatricesoares2.wixsite.com/meusite

https://henriquecpardini.wixsite.com/meioambiente

https://gabrielafaria149.wixsite.com/meusite

https://thiagowab1.wixsite.com/wernecknews

https://anajuliamiranda5.wixsite.com/magis123

https://eduardoladeirahgn.wixsite.com/meu-site

https://lfaraujolodi.wixsite.com/meusite

https://lucasdriosd.wixsite.com/nospelosindigenas

https://elisachiaris.wixsite.com/meusite

https://andrepcbrant2.wixsite.com/meusite

https://matheusfagundesara.wixsite.com/grupoacjm

https://igoraraujo4002.wixsite.com/qqcpdpmim