O Sebrae Minas assina na tarde desta terça-feira (02/07), termos de cooperação técnica com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumadinho, Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR) e Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico do Vale do Paraopeba. As parcerias visam impulsionar o desenvolvimento local, com ações de estímulo aos pequenos negócios dos setores de comércio e serviços.

Participam do encontro, o superintendente e o diretor de Operações do Sebrae Minas, Afonso Rocha e Marden Magalhães; o presidente da CDL de Brumadinho, Aldinei Sobrinho; o presidente da ATBR, Leonardo Esteves e o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico do Vale do Paraopeba, Elson Júnior.

Os termos preveem ações de orientação e capacitação técnica e gerencial de empreendedores afetados ou atingidos com a tragédia do rompimento da Barragem de Rejeitos da Vale no Córrego do Feijão, em janeiro deste ano. Serão promovidos cursos, consultorias e oficinas gerenciais, além de ações de fomento a compras locais dos pequenos negócios, estímulo e promoção do destino turístico de Brumadinho e região.

Brumadinho reúne mais de 3,4 mil Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), a maioria concentrada nos setores de serviços e comércio (Fonte: Neoway/2018). O município tem forte dependência da atividade extrativista mineral, mas possui boas alternativas de diversificação da sua economia, como serviços voltados para o turismo e a cultura, construção civil, agronegócios e o varejo em geral.