A Sala Minas Gerais é uma das mais modernas do mundo (foto: André Fossati).

A Sala Minas Gerais é uma das mais modernas do mundo (foto: André Fossati).

Nos dias 11 e 12 de julho, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais recebe Augustin Hadelich, considerado hoje um dos grandes violinistas do cenário internacional. Ele interpreta o Concerto para violino nº 1, op. 15, de Britten, obra de grande expressão e contrastes. Sob regência do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra ainda apresenta a charmosa Sinfonia nº 36 em Dó maior, K. 425, “Linz”, de Mozart, e a envolvente série de valsas Contos dos bosques de Viena, op. 325, de J. Strauss Jr. Augustin Hadelich já se apresentou com a Filarmônica de Minas em quatro temporadas e é sempre sucesso de público.

Aos 34 anos, Augustin Hadelich estabeleceu-se como um dos grandes violinistas da atualidade. Nomeado em 2018 Instrumentista do Ano pelo Musical America, ele se apresenta com as principais orquestras dos Estados Unidos e com um número crescente de orquestras europeias e asiáticas. Possui repertório amplo e ousado e é sempre citado por sua técnica fenomenal, sensibilidade poética e tom deslumbrante.

Hadelich foi solista com a Filarmônica de Minas Gerais em quatro temporadas. Ele já se apresentou nos festivais BBC Proms, Tanglewood e Blossom, e com as orquestras da BBC, Concertgebouw, Hallé, filarmônicas de Hamburgo, de Londres, de Munique e de Seul, Mozarteum, NHK e Sapporo, entre outras. Possui muitas gravações pelos selos Warner Classics, LPO, AVIE e ganhou o Grammy 2016 por sua gravação do Concerto de Dutilleux com a Seattle Symphony e Ludovic Morlot.

Hadelich é Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Violino de Indianápolis, destinatário de um Avery Fisher Career Grant, de um Borletti-Buitoni Trust Fellowship, do Lincoln Center’s Martin E. Segal Award e do Warner Music Prize. Filho de pais alemães, nascido e criado na Itália, é cidadão norte-americano.

Antes das apresentações, entre 19h30 e 20h, o público poderá assistir aos Concertos Comentados. O convidado desta semana é Alexandre Kanji, spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. As palestras são gravadas em áudio e ficam disponíveis no site da Orquestra.