Depois de Mariana e Brumadinho, qualquer sirene de mineradora quando toca é motivo para pânico. Foi isso que viveram os moradores de Santa Bárbara, na região Central, quando a sirene da AngloGold tocou. A boa notícia é que tudo não passou de um engano.

Segundo a empresa, uma das nove sirenes da barragem Córrego do Sítio, entre as comunidades de Barra Feliz e Carrapato, soou durante o procedimento de manutenção preventiva dos equipamentos. Essa foi a segunda vez que os instrumentos tocaram por engano.

“A AngloGold Ashanti lamenta pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos. A empresa reafirma seu compromisso junto à comunidade de sempre estar à disposição para colaborar”, disse a empresa em nota.

Santa Bárbara é uma das cidades ameaçadas pela possibilidade do rompimento da Barragem Sul Superior, da Vale, instalada em Barão de Cocais, na região Central do estado. Apesar do equívoco não ter partido da Vale (desta vez), talvez tenha sido esse o motivo para toda a preocupação.

Foto: divulgação/Grupo Balo.

Foto: divulgação/Grupo Balo.