Falta punição para que solta pipas ou papagaios com o apoio de linhas com cerol ou linhas chilenas. Ao longo de todo 2019, apenas quatro ocorrências de pessoas usando este tipo de material geraram multa para os infratores em toda Minas Gerais. Cerca de R$ 950,00 foram arrecadados com as multas esse ano.

Apesar de ser ilegal, ainda é grande o número de pessoas que optam por usar esse tipo de equipamento. O que pode deliberar esse comportamento é o fato da fiscalização e da dificuldade de encontrar os usuários destes materiais. Um método para contribuir com a reversão desse quadro é a denúncia, que pode ser feita através do número 180.

Caso mais pessoas denunciem, exemplos drásticos poderiam ser evitados. Como o caso do garoto de 15 anos que estava voltando para casa e acabou ferido por uma linha chilena e acabou tendo uma das pernas amputadas. A vítima recebeu alta e está em casa com a família, mas essa poderia ser uma tragédia evitada caso mais pessoas contribuíssem para erradicar o cerol.

Foto: pixabay

Foto: pixabay