No dia 24 de agosto acontece o lançamento do FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas, Congados que, nesta edição homenageia a cultura afro. O evento será na UBS Vila Pérola, em Contagem.

Todos nós herdamos direta e indiretamente a rica cultura negra de nossos irmãos que são um dos grandes pilares da cultura brasileira. O evento contará com a presença do Coral Ensaio Aberto, regido pelo maestro Lindomar Gomes, de um coral de trezentas vozes de crianças e jovens da Escola Municipal Maria Silva Lucas CAIC e Escola Estadual Laurita de Melo Moreira, da banda da Guarda Municipal de Contagem, da Guarda de Congo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, da  Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e  show do artista africano Mamour Ba e African Vozes Beat.

No período de 24 de agosto a 24 de dezembro o festival vai ocorrer em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros) em inesquecíveis congraçamentos celebrando a vida através da música.