Foto: reprodução/Google Imagens.

Foto: reprodução/Google Imagens.

A exposição é uma homenagem aos 50 anos de carreira de Ruth Rocha celebrados há dois anos. Desta vez, quem receberá os nove banners com trechos das obras da escritora é a Biblioteca Pública Luiz de Bessa, localizada na Praça da Liberdade. A mostra, com entrada franca, ficará em cartaz entre os dias 14 de outubro e 30 de novembro e tem como objetivo “despertar, motivar ou renovar o prazer pela leitura”, como disse Amanda Lopes, curadora da exposição e professora de Artes do Colégio Loyola.

O conteúdo da mostra é inspirado em sete livros de Ruth Rocha. São eles, “A escola do Marcelo”, “Eugênio, o gênio”, “Mil pássaros pelos céus”, “O amigo do rei”, “O coelhinho que não era de páscoa”, “Quem tem medo de monstro” e “Marcelo, marmelo, martelo”. Durante o período de exposição, o Colégio Loyola fornecerá, gratuitamente, roteiros de visita, oficinas e contação de histórias.

Para Amanda Lopes, a exibição é uma oportunidade de desenvolvimento para diversas atividades criativas e lúdicas: “A reescrita das histórias é uma delas. Outra possibilidade é a criação de novos desenhos para a exposição. Mas também não existe a necessidade de se prender apenas aos textos que fazem parte da exposição. Outros livros podem ser trabalhados”, explica. A curadora ainda fala que, no Loyola, também foram utilizadas as histórias de Almanaque de Ruth Rocha e Este admirável mundo louco, este último como inspiração para o nome da mostra.

A exposição já passou por escolas públicas, como a Escola Municipal Marconi e a Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola”. A mostra estará disponível até o dia 30 de outubro e pode ser visitada entre 8 e 18h de segunda-feira à sexta-feira.