Foto: reprodução/RecordTV Minas.

 

O Barreiro é a região mais populosa de Belo Horizonte. São cerca de 283 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013. E nas ruas e calçadas, além de caminharem tantas pessoas, ainda sobre espaço para animais nada domésticos passearem.

Uma reportagem da RecordTV Minas flagrou vacas pastando nas calçadas e andando calminhas entre os carros, parando o trânsito na avenida João Rolla Filho, ao lado da Estação Diamante, uma das principais regiões da regional. O repórter chegou a questionar a dona dos animais sobre o porquê de elas estarem na rua e a proprietária esclareceu que alguém soltou os animais, mas sua família iria toca-las para o terreno onde vivem.

A mesma reportagem mostrou relatos de cabras e bodes também passeando pelas ruas. Algumas delas até pulavam sobre os carros. Uma moradora contou de forma anônima que os animais não são agressivos, mas os animais comem lixo, espalham entulho pelas ruas e ainda estragam os veículos estacionados na região.

O apresentador Eduardo Costa e a repórter Mayara Folco riram do caso ao apresentar a reportagem. Mayara mencionou uma nota da prefeitura que esclarece que “uma equipe de zoonoses irá ao  local para fazer a busca dos animais” e que “a guarda de animais, sejam eles de pequeno, grande ou médio porte, é uma obrigação do tutor. Conforme o previsto na legislação municipal, o proprietário tem o direito de resgatar  o animal aprendido no prazo de cinco dias úteis após pagamento das taxas de apreensão e diárias”.

Veja imagens dos animais no nosso instagram: