Seu Bené é o “Mestre da farinha” (foto: Leandro Miranda)

 

O Projeto Fartura – Comidas do Brasil, maior plataforma de gastronomia do país, abre o ano de 2020 com ótimas novidades: a produção audiovisual “O Mestre da Farinha” recebeu, no dia 28 de fevereiro, o terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World’s Tourism Film Festival.

Com o prêmio japonês, o curta produzido pelo Fartura, com direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, contabiliza sua terceira medalha. Em 2019, esteve no pódio como “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários” de um dos mais importantes festivais de cinema de turismo do mundo, o ART & TUR, em Portugal.

“O Mestre da Farinha” conta a história do “Seu Bené”, da cidade de Bragança, no Pará. Com mais de 70 anos de idade e considerado um mestre, ele mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

As gravações aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas. A próxima Expedição cai na estrada no dia 2 de março e revisita o nordeste do Brasil. Comandada pela curadora Luiza Fecarotta, a comitiva passa pelos estados de Pernambuco, Alagoas e Recife.

%d blogueiros gostam disto: