Foto: Danilo da Costa

 

Em meio à quarentena em função da pandemia da Covid-19, uma ilustre moradora do Jardim Zoológico de Belo Horizonte completa, nesta segunda-feira, dia 8, seu primeiro aniversário! A bebê gorila Anaya, caçula da família de sete indivíduos que vivem no local, nasceu em 8 de junho de 2019 e teve seu nome escolhido por votação popular em meio a muita festa. Hoje, com 1 ano completo, Anaya terá uma comemoração um pouco mais tímida, restrita àqueles que diariamente se dedicam aos cuidados com a família de gorilas do Zoo.

Anaya vai passar seu primeiro aniversário brincando com a família no recinto, longe dos olhares dos visitantes, já que os Parques e o Zoo permanecem fechados ao público em função da pandemia. Além dos tratadores, biólogos, veterinários e outros funcionários técnicos do zoo, ela estará na companhia de seus irmãos Jahari (nascido em 2014) e Ayo (2017) e seu meio-irmão Sawidi (2014), além da “tia” Imbi (nascida em 2000), sua mãe Lou Lou (que nasceu em 2004) e seu pai Leon (nascido em 1998).

Vale lembrar que o aniversário de Anaya e o desenvolvimento e convívio saudáveis de todo o seu grupo no Zoo de BH representa motivo de muita comemoração para a equipe técnica responsável por seus cuidados. Isso porque Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que possui um grupo de gorilas e, ainda, conseguiu desenvolver um bem-sucedido programa reprodutivo deste animal ameaçado de extinção. Ao todo, já nasceram aqui na capital mineira quatro gorilinhas, sendo a Anaya a primeira fêmea, um fato menos comum nos grupos que estão sob cuidados humanos em todo o mundo.

Conheça o grupo de gorilas do Zoológico de BH
Imbi

Nascimento: 2000
Quando chegou ao Zoo de BH: 2011
De onde veio: Reino Unido

Leon
Nascimento: 1998
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Espanha

Lou Lou
Nascimento: 2004
Quando chegou ao Zoo de BH: 2013
De onde veio: Reino Unido

Sawidi
Nascimento: 5 de agosto de 2014, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon

Jahari
Nascimento: 10 de setembro de 2014, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

Ayo
Nascimento: 8 de maio de 2017, no Zoo de BH
Pais: Imbi e Leon

Anaya
Nascimento: 8 de junho de 2019, no Zoo de BH
Pais: Lou Lou e Leon