Segundo dados apresentados pela prefeitura de Belo Horizonte, apenas 42% da população da capital mineira aderiu ao isolamento social . Mesmo com o fechamento do comércio pela segunda vez, os dados provam que o os belo-horizontinos continuam saindo de casa para resolverem quaisquer situações externas.

Considerando o âmbito estadual, a taxa é ainda menor e mais preocupante. As informações são de que apenas cerca de 38,22% das pessoas estão aderindo a prática de ficar em casa nesta pandemia. Esse índice está abaixo do esperado neste momento por especialistas da saúde, que é de 50%.

Na capital, boa parte das pessoas que furam o isolamento social praticam atividades ao ar livre. Um exemplo são as caminhadas em vias públicas, já criticadas pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) numa outra ocasião. Além de atividades comuns como uma ida desnecessária ao mercado, farmácia ou agência bancária. Anda há exemplos de pessoas que não usam máscara ao sair de casa e sequer seguem recomendações preventivas.