Foto: divulgação/Santa Casa

 

Com a proximidade do pico da covid-19 em Minas Gerais, previsto para ocorrer em 15 de julho, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) seguem buscando a ampliação no número de leitos disponíveis. Em coletiva virtual, nesta segunda-feira (6/7) em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, atualizou o número de leitos no estado.

“Em fevereiro, nós tínhamos 2.072 leitos de terapia intensiva. Hoje, contamos com 3.351 leitos funcionais. Isso se deve a um trabalho de todo o Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado, das secretarias municipais e dos prestadores. Esse trabalho conjunto é o que permitiu a expansão de leitos, um aumento de 56% em relação ao quantitativo apresentado em fevereiro de 2020”, afirma Carlos Eduardo Amaral.

Dentre as regiões contempladas, a macrorregional Centro teve uma expansão de 354 leitos, a região Sudeste recebeu 112 leitos e a região Oeste recebeu 125 leitos. “Nós estamos, a cada momento, aumentando a capacidade assistencial e aumentando os leitos novos de terapia intensiva. Considero isso um benefício muito grande para toda a população de Minas Gerais”, destaca o secretário de Estado de Saúde.