Foto: Guto Muniz

 

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam nesta terça-feira, dia 7, dois Editais de fomento à Cultura em Belo Horizonte. Mais de R$ 9 milhões serão destinados a projetos aprovados pelos editais do Fundo Municipal de Cultura (destinado a projetos dos setores das artes visuais e design, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multisetoriais); e do “BH nas Telas” (Edital destinado a projetos do setor audiovisual).

Os editais asseguram a continuidade das políticas públicas consolidadas no município ao longo dos últimos anos e potencializam o apoio da Prefeitura à classe artística da cidade, fortemente impactada pela pandemia da Covid-19. As publicações dos Editais se somam a diversas medidas adotadas pela Prefeitura, ao longo dos últimos meses, para apoiar a classe artística, indo desde o apoio emergencial a alguns profissionais da cultura até a adaptação para novos formatos e continuidade de projetos promovidos pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.

Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, ressalta a importância das publicações, especialmente diante do cenário complexo formado pela pandemia da Covid-19. “A necessária interrupção das atividades culturais, visando a preservar vidas e controlar a pandemia, trouxe um grande desafio para o setor cultural em todo o mundo, e não é diferente na nossa cidade, onde artistas e empreendedores culturais viram suas atividades paralisadas e suas rendas caírem. Temos o compromisso com o fomento à classe artística em Belo Horizonte, por meio das nossas políticas públicas já consolidadas, e acreditamos que o lançamento dos Editais, com a destinação de mais de R$ 9 milhões à cultura na nossa cidade, cumprirá um importante papel nesse momento tão difícil”, afirma.