Foto: Ana Lívia do Nascimento

 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a BHTrans está implantando uma extensa ciclofaixa que liga as regiões Leste e Oeste da cidade. O objetivo, conforme descreveu a PBH em seu site, é oferecendo uma opção segura, neste momento de pandemia de Covid-19, para quem trabalha em serviços essenciais e precisa se deslocar de bicicleta.

São cerca de 30 km de extensão, entre trechos de ciclovias já existentes e as ciclofaixas temporárias ligando a região do Barreiro à avenida dos Andradas, no bairro São Geraldo. Em uma segunda fase, a Prefeitura estuda a integração de mais 4,7 km de ciclofaixa no trecho da avenida Teresa Cristina, localizado no município de Contagem.

As ciclofaixas temporárias têm sinalização com pinturas, cones e balizadores delimitando a área destinada ao tráfego das bicicletas. É fundamental que motoristas e motociclistas entendam que as ciclofaixas são um espaço para os ciclistas e, por meio do respeito mútuo, todos possam compartilhar a via de forma segura. Placas e faixas de pano estão sendo implantadas, orientando o trânsito sobre a existência das ciclofaixas.

O mapa abaixo mostra a localização e detalhes das ciclofaixas temporárias:

Mapa BHTrans