Foto: divulgação

 

Se as eleições municipais de 2020 fossem hoje, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) deveria ser reeleito em primeiro turno com a maioria dos votos. Ao menos é o que aponta uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná e contratada pelo grupo Bandeirantes.

De acordo com a pesquisa divulgada pela BandNews, Kalil lidera com folga tanto na pesquisa aberta (que considera quaisquer possíveis candidatos que o público interessa) quanto quando o nome dos candidatos é definido de acordo como cenário. Os números foram apresentados na tarde de hoje (28/07).

No caso da pesquisa indicando os nomes de acordo como cenário, Kalil lidera com 55.9% dos votos, o que daria a ele a vitória em primeiro turno. Em segundo aparece o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), com 6,5%, na sequência a deputada federal Áurea Carolina (PSOL), que registra 4,1%. Os outros nomes não alcançaram mais de 3% das intenções de votos. 7,1% não souberam responder, e 14,1% não votariam em nenhum dos candidatos.

Já na pesquisa espontânea, o atual prefeito aparece com 26,7%. Em segundo está Áurea Carolina, com 1,5%, e João Vítor Xavier com 0,6%. André Janones, Bruno Engler, Nilmário Miranda e Rodrigo Paiva apareceram empatados com 0,2% cada um. Os que não souberam responder sem o nome dos postulantes foram 59,8%, enquanto 9,5% disseram que não votarão em ninguém.

820 pessoas foram ouvidas entre os dias 22 e 25 de julho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-03074/2020.