Foto: reprodução/Twitter

 

As praças de Belo Horizonte que foram fechadas para intensificar o isolamento social e conter a circulação do novo coronavírus serão reabertas pela prefeitura. Fechadas há mais de cinco meses, os espaços estarão livres novamente a partir de segunda-feira (24).

Essa dinâmica de reabrir praças pertence a fase 1 da flexibilização e não a fase dois. Na realidade, prevista inicialmente na fase 2, a prefeitura optou por modificar o código e tornou possível a reabertura dos ambientes ainda na primeira fase.

Segundo o secretário de Saúde Jackson Machado, apesar da flexibilização, é importante não relaxar com a precaução. “É muito importante que, ao ir a uma praça, as pessoas sejam responsáveis. Sei que é difícil correr com máscara, mas pode-se correr usando protetor de acrílico. Pode ir pra praça caminhar? Pode, mas tomando todos os cuidados para evitar que tenhamos que fechar a cidade toda de novo”, disse.

Ao longo dos cinco meses de fechamento, algumas das praças fechadas; como a Praça da Assembleia e a Praça da Liberdade; foram alvo para invasão de pessoas frequentemente. A reportagem do O Contorno de BH flagrou diferentes casos de pessoas se exercitando nos ambientes.