Foto: reprodução

 

A sexta-feira começou de uma forma que já há algum tempo não se via, com chuva. Além da garoa, que caiu, inclusive, em cidades da Região Metropolitana, a capital amanheceu com um frio. Para quem gosta dessa combinação, o motivo é de comemoração porque deve durar alguns dias.

Segundo a Defesa Civil, a causa dessa reviravolta no clima é uma massa de ar frio polar que estaciona sobre Minas Gerais. A situação provocará declínio acentuado de temperatura e mínima deve ficar em torno de 10 ºC nos próximos dias em Belo Horizonte.

Quanto a chuva, a ocorrência de chuva foi de cerca de 20 mm, considerando apenas a cidade de Belo Horizonte. Porém, novas pancadas podem ocorrer ao longo do final de semana e da semana seguinte com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Veja um vídeo da chuva de hoje em nosso Instagram:

Veja dicas da Defesa Civil para o período:
– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.