Foto: PBH

 

Seguindo com o plano de flexibilização, a Prefeitura de Belo Horizonte irá reabrir seis parques da capital a partir de sábado (29/8). A visitação aos espaços é gratuita e acontecerá seguindo recomendações criteriosas para evitar aglomerações e a propagação nestes espaços.

Fechados desde março, os parques vão funcionar de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. O número de visitante nos ambientes será limitado e para frequentar, as pessoas terão que realizar um agendamento através do portal da prefeitura. Cada um dos parques terá uma quantidade específica para o número de visitantes.

Apesar da retomada, algumas atividades não serão permitidas. Quadras, pistas de skate, brinquedos e aparelhos de ginástica continuam suspensos. Passeio com animais, eventos coletivos, prática de esportes em grupo (como o futebol) também não serão autorizadas. A restrição é elevada a pessoas pessoas que têm mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas não frequentem os parques.

De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, as atividades liberadas são individuais. “Os visitantes poderão fazer caminhada recreativa, contemplar a natureza, realizar práticas esportivas individuais, como corrida, ginástica, yoga, andar de bicicleta; ler um livro, ouvir música (recomenda-se o uso de fones de ouvido)”, orienta.

Veja os parques da lista:

  • Parque das Mangabeiras – Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital
  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Avenida Afonso Pena, 1377, no Centro
  • Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado: Portaria 2: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Bairro Itapoã, na Pampulha
  • Parque Real: Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201, Bairro Paulo VI, Região Nordeste da capital
  • Parque Municipal Jacques Cousteau: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Estrela do Oriente, Região Oeste
  • Parque Nossa Senhora da Piedade: Rua Rubens de Souza Pimentel, 750, Bairro Aarão Reis, na Região Norte de BH