Foto: Breno Pataro / Divulgação

 

Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, onde também é comemorado o dia das crianças, em 12 de outubro, a previsão é uma grande movimentação na rodoviária de Belo Horizonte. O terminal prevê cerca de 164 mil passageiros durante a folga prolongada.

As informações são de que deverão acontecer 3,9 mil partidas de ônibus e outras 3,9 chegadas. Esse volume é 50% menor do que em 2019, quando não havia pandemia. Quanto o número de passageiros, é esperado que 80 mil pessoas cheguem à cidade e 84 mil pessoas a deixe. Também comparando com o ano anterior, o fluxo caiu pela metade.

Aparentemente, o que o mineiro quer é fugir do calor. Os destinos mais procurados para os turistas belo-horizontinos são as praias de Guarapari, Piúma, Conceição da Barra, Serra e Vitória no Espírito Santo. Também aparecem  as cidades de Cabo Frio, Macaé e Rio de Janeiro, no estado do Rio, e Porto Seguro, na Bahia.

Também há aqueles passageiros que não preferem sair do Estado. Para estes, os destinos favoritos estão em Almenara, Governador Valadares, Serra do Cipó, Itambé do Mato Dentro e Teófilo Otoni. Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Santa Bárbara, Ipatinga, Divinópolis, Juiz de Fora, São João Del-Rei e Itabira.