Foto: Jian Henrique

 

No dia 29 de outubro, nove candidatos mineiros participam da etapa regional do Festival da Canção Aliança Francesa 2020, concorrendo a uma vaga na final. Artane Inarde, Bruno Bicalho, Laís Lacôrte, Leo Brant, Lygia Santos, Mari Atheniense, Mike Tavares, Nelli Paiva e Sofia Sepúlveda interpretarão, cada um, uma canção em língua francesa. O evento, realizado sem a presença de público, acontece a partir das 19h e será transmitido a partir do Teatro Sesi Minas, ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

“Neste ano, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil, sempre realizando atividades que buscam valorizar a língua francesa e o universo francófono. O Festival da Canção Aliança Francesa traz uma oportunidade única a cantores amadores e profissionais, revelando talentos e valorizando o rico repertório de canções francófonas”, conta o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

O escolhido da etapa regional será classificado para a final nacional, com outros seis finalistas. Quem vencer a etapa nacional, a Grande Final, será premiado com duas passagens para Paris, oferecidas pela Air France e seis dias de hospedagem na cidade. O 2º colocado ganhará um final de semana em um clube de férias parceiro do festival no país e o 3º lugar um jantar especial.

Nesta edição, a final ocorrerá de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e as recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais, garantido a segurança dos candidatos e do público.

As apresentações serão avaliadas por um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, integrantes da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil. Serão avaliados quesitos como afinação, ritmo, interpretação, pronúncia, postura cênica e originalidade.

O concurso é gratuito, envolvendo cantores amadores e profissionais, e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês.