Foto: TSE/MG

 

Desde que as pesquisas por intenção de voto iniciaram, há cerca de três meses, Alexandre kalil (PSD) é disparado o favorito para reeleição ao cargo de prefeito em Belo Horizonte. Em diferentes pesquisas, o candidato sempre apareceu com a maioria absoluta dos votos, o que extinguiria a possibilidade de um segundo turno nestas eleições.

Kalil tem variado entre 55% e 69% de acordo com as pesquisas. Segundo pesquisa Ibope, publicada em 31 de outubro de 3030, Kalil aparecia com 69%, enquanto o segundo colocado, o deputado estadual João Vitor Xavier (Podemos), aparecia com 7% das intenções de voto.

Na última pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, publicado no dia 5 de novembro, o atual prefeito torna a aparecer na liderança absoluta, somando 67% das intenções votos. O segundo colocado ainda é João Vitor, porém com apenas 6% das intenções de votos.

Realidade ou não, a partir das pesquisas é perceptível o favoritismo de Kalil pelo povo de Belo Horizonte. É bom lembrar que pesquisas erram, como aconteceu com Dilma Rousseff em 2018 – quando aparecia em primeiro para o senado e acabou em quarto. Porém, se confirmado a expectativa, nada de segundo turno por aqui.