Hegel Botinha, Sócio-Diretor do Grupo Selpe.(foto: divulgação/Grupo Selpe)

 

Um sonho empreendedor de três colegas da faculdade de administração do Centro Universitário UNA, em outubro de 1965, acabou resultando num dos maiores grupos especializados em consultoria de RH, recrutamento e seleção, gente e gestão e tecnologia para RH em todo Brasil. Das salas de aula em Belo Horizonte, no início, os jovens administradores Tarcísio da Cunha Botinha, Mauro Lobo Martins Junior e Stefan Bogdan Salej se uniram e fundaram a primeira empresa de recrutamento e seleção de Minas Gerais: o Grupo Selpe.

Agora em 2020, depois de uma trajetória que concilia experiência, credibilidade, resiliência, inovação e muita tecnologia, o Grupo Selpe comemora 55 anos de atuação no mercado e celebra incontáveis cases de sucesso. Desde o início, a sociedade tinha como finalidade estabelecer conexões entre pessoas e empresas; e este objetivo, alcançado logo cedo, foi sendo ampliado de forma exponencial ao longo dos anos.

“Começamos com um sonho, mas hoje temos muito mais do que a materialização do fruto de muito trabalho. Temos um estilo próprio de promover conexões entre empresas e candidatos e, assim, gerar resultados para nossos clientes através das pessoas selecionadas edesenvolvidas e, claro, por meio das diversas tecnologias que criamos em nossos laboratórios de inovação. Ou seja, entender e encontrar o match correto entre empresas, colaboradores, cultura e valores é o nosso propósito, tudo de forma inteligente, ágil e preditiva”, explica Hegel Botinha, Sócio-Diretor do Grupo Selpe.

Logo Belo Horizonte ficou pequena para a iniciativa e o crescimento da marca alcançou o Brasil, se consolidando em regiões estratégicas nas quais o mercado de trabalho é amplo e cabível de oportunidades em diferentes setore.
Hoje, o Grupo Selpe está presente em 3 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco; tendo 8 unidades em diferentes cidades desses estados; mas atende projetos e tem cases em todo o Brasil

Mas o campo de atuação do Grupo Selpe não se limita ao país de origem. Desde 2012 a Instituição faz parte do seleto time de consultorias que integram a NPA Worldwide, uma rede internacional de consultorias de RH que conecta mais de 500 consultorias pelo mundo. Além disso, o grupo também é solution provider no Brasil da ferramenta internacional Assessfirst; esta plataforma, além de avaliar o real potencial humano por meio das análises comportamentais, motivacionais e de habilidades de raciocínio, traz people analytics, inteligência artificial e dados estratégicos para diversos RHs pelo mundo. Não é a tôa que empresas como Alibaba, SpaceX, Coca Cola, FCA Jeep, Banco Inter, MRV, entre outras, optaram pelo AssessFirst.

Ao longo desses 55 anos, mais de 300 mil profissionais foram inseridos e desenvolvidos no mercado de trabalho por meio dos diversos projetos desenvolvidos pelo Grupo Selpe. Com mais de 300 clientes por ano, o Grupo Selpe já construiu relações e histórias de longo prazo com variadas empresas de grande, médio e pequeno porte, de variados segmentos de mercado.

“Saber que temos feito a diferença na vida de tantas pessoas e que apoiamos nossos clientes nos seus propósitos, nos deixa com a certeza de que diariamente estamos cumprindo a nossa missão”, diz Hegel. Um dos catalisadores que possibilitaram a expansão deste know how está ligado aos investimentos em tecnologia. Alguns exemplos são das plataformas exclusivas RI – Recrutamento Inteligente, que estrutura e centraliza todo processo de Recrutamento e Seleção em uma plataforma realmente inteligente, e a Advy.US, ferramenta de gente e gestão digital que eleva a produtividade e a performance da equipe, buscandopor inovação de forma ágil e contando com a expertise consultiva para melhor compreensão das estratégias de negócio.

Hoje, a equipe do Grupo Selpe conta com cerca de mais de 160 colaboradores, e a ideia é que esse time cresça ainda mais em 2021, com novos projetos vindo por aí. Sendo um deles em parceria com a Skema Business School, um ecossistema e um hub de inovação e empreendedorismo que está alinhado com os princípios e valores do Grupo Selpe. Assim como aconteceu lá em 1965, no início da história do Grupo Selpe, esse projeto é uma nova oportunidade de unir empresa e escola na busca por atender as necessidades do mercado e das pessoas.