Foto: divulgação/Governo do Brasil

 

A vacina contra Covid-19, aguardada pelo brasileiro desde dezembro de 2020 quando o governo britânico iniciou a vacinação, finalmente deve chegar ao Brasil. Melhor, finalmente deve chegar à Minas Gerais. Ao menos, o governador do estado, Romeu Zema (Novo), usou sua conta de Twitter para confirmar o início da distribuição do medicamento.

“Na próxima semana iniciaremos a vacinação contra a Covid-19 em Minas”, confirmou o governador. Na mesma publicação, Zema ainda conta que os insumos e suporte para a vacinação estão em dia em Minas Gerais. Segundo ele, o governo tem fez a aquisição de 50 milhões de seringas e617 freezers para armazenamento, além de ter toda a logística preparada para distribuição.

Quanto as dúvidas a respeito da chegada da vacina no Brasil, a Agência Brasil divulgou que um avião saindo de Recife (PE), deve trazer as doses em até 48 horas. “Decola hoje (15) do Recife em direção a Mumbai, na Índia, o avião da companhia aérea Azul que vai buscar os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 importadas do país asiático. A previsão é que a aeronave decole às 23h e chegue amanhã (16) à Índia”, confirmou a agência.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, ao chegar, a vacina ainda precisa do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para circular. No próximo domingo (17/1) a agência se reúne para analisar o pedido de uso emergencial do medicamento. Também de acordo com a Agência Brasil,  o Ministério da Saúde informou que a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa e que a imunização, em todo o país, acontece de forma simultânea e gratuita.