Foto: equipe/Ícaro Ambrósio

 

O brasileiro que sonha em conhecer neve não precisa mais de uma viagem para o exterior para realizar esse sonho. em Gramado, uma das cidades mais turísticas do Rio Grande do Sul, funciona a Snowland, um parque temático indoor que tem neve de verdade. DE VERDADE MESMO!

Tudo bem que a neve produzida pelo parque é sintética (mas sim, é de verdade, só não é natural), mas a estrutura do local é montada para que o visitante tenha uma experiência única, como se estivesse de fato numa montanha da Suíça. Montada em oito mil metros quadrados, o espaço cria uma atmosfera bastante real, com atividades, shows, gastronomia e produtos que lembram os mais requintados parques europeus.

É um local muito bem orquestrado é que oferece uma qualidade de serviço gigante. Desde ao personagem do Pé Grande, que recebe os visitantes na portaria, até os instrutores das atividades, todo o quadro de funcionários é muito solícito e busca atender da melhor forma possível. Mas já fica a dica! Tudo isso tem seu preço, e o preço da Snowland não é muito acessível. Em dezembro de 2020, a entrada do parque custava R$ 160 e não dava direito a todas as atividades.

Mesmo assim, vale a pena incluir esse local congelante no roteiro caso você esteja passando pela Serra Gaúcha. E se sua preocupação for roupas de frio, fique tranquilo porque a Snowland oferece todas as roupas de neve, botas e até luvas. Essa roupagem é inclusa no valor do ingresso.

Também é incluso no valor do ingresso algumas atividades. A mais divertida delas é a patinação no gelo, com instrutor, se for necessário. Aliás, a pista de patinação no gelo é enorme e ao longo do dia acontecem apresentações de dança com patinadores profissionais. É um espetáculo emocionante. Tão grandioso quanto os espetáculos no Natal Luz.

São muitos espetáculos, mas o destaque vai para o “Patinando pelas décadas”. Esse show de patinação no gelo mostra uma viagem no tempo, através de coreografias com as músicas mais marcantes de cada década. Temos canções como “Vogue”, de Madonna, “Thriller”, de Michael Jackson, “Dancing queen”, do Abba, e “Ops,,, I did it again”, de Britney Spears. Já a montanha de neve, promete divertido “Flashmob” que contará com 15 artistas, além de trilha sonora animada de bandas do mundo, como Queen.

Na área fora do complexo principal de neve, você encontrará lojas de roupas e souvenir, praça de alimentação, brinquedos para crianças pequenas e cinema 7D. Já na parte interna, ao lado da Montanha de Neve, tem um iglu gigante com uma apresentação do Abominável Homem das Neves.

Também há as atividades que são pagas a parte. Elas são o ski e o snowboard. Os pacotes para participar destas atividades partem de R$ 120. O preço varia de acordo com a quantidade de tempo e também sobre a necessidade de um instrutor ou de aulas particulares para a realização.

Particularmente, acho que o Snowland Gramado é perfeito para quem quer aprender a esquiar antes de enfrentar montanhas de verdade. No caso de quem já sabe esquiar, só serve para matar a saudades. O mesmo vale para o snowboard.