Foto: iStock

 

Se você está interessado em melhorar o condicionamento físico, ter qualidade de vida, aumentar a confiança física e mental, além de transformar o corpo e aprender os métodos de autodefesa para eliminar uma ameaça de forma rápida e eficaz, as aulas de Krav Magá são perfeitas.

“Muitos acreditam que o Krav Magá só pode ser praticado por quem viveu algum trauma e procura uma forma de se defender, mas não é bem assim. Nas aulas os alunos aprendem a utilizar o próprio corpo para se defender, por meio de golpes pontuais e rápidos que não exigem força física. Mas para aprender a identificar as situações de perigo, o aluno aprende a ter concentração e percepção dos mínimos detalhes, ou seja, aprende a desenvolver o controle emocional que é a peça-chave para a defesa em qualquer situação”, explica Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá e responsável pelo ensino da arte no Estado de São Paulo.

De acordo com Zalmon, um dos maiores benefícios de aprender Krav Magá e um dos grandes motivos pelo qual as pessoas praticam por tanto tempo é que, ao se tornar mais saudável e confiante, a saúde mental melhora e o aluno terá menos probabilidade de sofrer de ansiedade e depressão, já que existe um lugar e um momento certo para descarregar a frustração e a raiva em um ambiente seguro.

“Os benefícios para a saúde podem ser incríveis e aprender essa habilidade fantástica pode ter um grande impacto na qualidade de vida, pois apesar do Krav Magá não ter como objetivo o emagrecimento, em uma aula o aluno pode queimar até 800 calorias e com isso melhorar ainda mais o condicionamento físico”, afirma Zalmon.

A prática oferece habilidades para a vida que podem ser aplicadas a qualquer faixa etária. Para uma criança de seis anos, eles podem ter autocontrole e respeito. Para adultos, o alívio do estresse ou melhores habilidades de apresentação podem ser muito úteis. Para qualquer pessoa em risco, as habilidades de autodefesa podem ser as mais importantes. Os idosos buscam uma rotina de condicionamento físico de “corpo inteiro” em um ambiente seguro e supervisionado.

“Nossos instrutores são altamente qualificados e treinados para fazer com que o aluno explore da melhor possível o seu potencial. O Krav Magá tem a ver com disciplina e respeito, e os alunos levam isso para todas as facetas da vida”, finaliza Zalmon.