A UMEI do bairro Planalto deve estar na lista para retomada no dia 1º de março (Foto: divulgação/Google Street Views)

 

A prefeitura de Belo Horizonte surpreendeu com a informação de que crianças de 0 a 5 anos serão as primeiras da capital a voltarem para as instituições de ensino. Após reunião com os professores da rede municipal de ensino para marcar o início do ano letivo, a PBH decidiu que o modelo em salas de aulas para esse grupo começa em 1º de março.

Na mesma reunião, a secretária de educação, Ângela Dalben, detalhou que a retomada das aulas presenciais acontecerá em três fases (sendo a primeira para o ensino infantil, conforme acima). A segunda fase contemplará os alunos de 6 a 8 anos e a terceira fase os estudantes de 9 a 14 anos. Ainda não há datas previstas para a retomada das fases seguintes.

Apesar da data marcada, a determinação não passa de uma previsão. O retorno definitivo depende dos indicadores da Covid-19 em Belo Horizonte. “Estamos com a previsão, com a esperança que no dia 1º de março nós já possamos trazer para as escolas as crianças pequenas da educação infantil. Mas tudo depende da cidade, tudo depende de nós”, disse.

Não há aulas presenciais na rede pública de BH desde março do ano passado, com o início da pandemia. Mesmo com o retorno, a secretária lembra que a pandemia não acabou. “Ainda estamos vivendo um cenário de Covid-19. É preciso usar máscara, lavar as mãos e evitar aglomeração”, finaliza.