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Como dizia Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Ela não está sozinha, mas em companhia de pessoas como Igor e Maria Luiza, gestores da Ao Raboni, especializada em estética automotiva. O casal iniciou a trajetória em 2014, com um lava-jato e um capital de R$ 172,00. Em 2018 se firmaram como influenciadores digitais com um canal no YouTube que conta com mais de 600 mil inscritos e possui mais de 200 mil seguidores no Instagram.

Em 2020, mesmo com um ano difícil para a economia, por conta da pandemia da Covid-19, chegaram a um inédito faturamento. Após 6 anos do início da ideia da empresa, chegaram a quase 2 milhões de faturamento, onde além dos serviços automotivos e das mídias, os cursos também foram importantes nessa conquista.

“O Imersão Ao Raboni é um sistema de ensino com metodologia construída com base nas experiências práticas e desafios enfrentados na nossa história, por começarmos com apenas 172 reais, sem recursos e sem apoio, os desafios foram gigantes para chegar onde estamos, e essa história se repete a milhares de pessoas que passam pela mesma situação”, comenta Igor.

O curso é completo e abrangente para quem deseja construir uma empresa no ramo, segue o método desenvolvido por eles, chamado de 3 pilares. Abordando operação, gestão e marketing na estética automotiva, nos formatos online, onde já tiveram alunos de países como: Paraguai, Chile, Japão, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Panamá e o segundo formato, que é uma experiência avançada e presencial, sendo um formato exclusivo para quem já fez o online e deseja um conteúdo prático e avançado dentro da mesma metodologia dos 3 pilares, com aulas de designer, gestão da marca, fotografia e filmagem, gestão de tráfego pago, gestão do negócio, marketing, atendimento, formação de equipe, estruturação, e as aulas operacionais no geral.

O sucesso da iniciativa se deu também pela confiança conquistada dos seguidores para com eles. Não é difícil ver nas redes sociais, comentários gratos e de torcida pelo casal. As dicas de estética para o público em geral do YouTube, ficam mais aprofundadas na imersão, gerando novas profissões e fontes de renda.

“Em 2016 começamos a dar cursos presenciais. O projeto foi ganhando força, notoriedade, e aumentando significativamente a demanda. Em 2018 com o início do nosso canal no YouTube, milhares de pessoas começaram a aprender a fazer coisas básicas online, unindo essa experiência de aprender por vídeo e a alta demanda de pessoas querendo fazer o curso de vários lugares do Brasil, lançamos o curso online, que fez aumentar a escalabilidade do negócio.” Explica Raboni.

O impacto social também é algo importante na visão dos empresários. Pessoas mais pobres, fazendo um curso mais em conta, como o online, viram uma alternativa para uma nova fonte de receita. Assim como Igor e Maria Luiza iniciaram com muito pouco em mãos, ele usa sua experiência para inspirar outras pessoas a crescerem da mesma forma.

“ O que nos motiva a manter o projeto é o impacto que está sendo gerado no mercado de estética automotiva no Brasil, hoje somos uma grande plataforma de ensino na estética automotiva, causando impacto não só financeiramente, mas na vida de milhares de pessoas, hoje temos relatos de pessoas desempregadas, analfabetas, que viviam em situações precárias, mas graças a oportunidade de fazer um curso profissionalizante, saíram de situações de vida difíceis e hoje enxergam uma oportunidade de crescimento”. Completa, Igor.